Belém conta com nova passarela estaiada sobre a BR-316 | PiniWeb

Arquitetura

Belém conta com nova passarela estaiada sobre a BR-316

Pórtico Metrópole funcionará como marco referencial de entrada na cidade

Mauricio Lima
25/Novembro/2011

A capital paraense tem uma nova travessia sobre a Rodovia BR-316. O Pórtico Metrópole, inaugurado recentemente, funcionará também como um novo ponto turístico para a cidade. Composto basicamente pelos dois blocos de acesso, a passarela e a torre de sustentação, o conjunto foi projetado com coordenação dos arquitetos José Bassalo, Flávio do Campos Nascimento e Paulo Ribeiro, do escritório Meia Dois Nove.

Marco Nascimento
Torre de 40 m auxilia na sustentação da passarela

Os blocos de acesso contarão com duas escadas rolantes, uma convencional e uma plataforma de percurso vertical, destinada a portadores de necessidades especiais. Um dos blocos, localizado ao lado do Shopping Castanheira, contará também com uma loja e caixas eletrônicos.

A passarela foi construída toda em metal, com duas partes bem definidas. Em sua parte inferior, existe uma estrutura vazada, com 8 m de largura e 47 m de extensão, constituída de duas grandes longarinas ligadas por uma sequência de transversinas paralelas entre si. Essa espécie de grelha é estaiada em três pontos (dois de um lado da passarela e um do outro), além de estar apoiada nos blocos de acesso.

A estrutura serve de suporte para a passarela de 6 m de largura. Duas grandes vigas longitudinais apóiam a passarela e ainda servem como a parte inferior do guarda-corpo. A passarela é aberta nas laterais, de maneira a se assegurar a ventilação e a iluminação naturais em seu interior. Sua cobertura terá forma abobadada, sustentada por estruturas tubulares paralelas.

A torre em concreto conta também com um quarto estai, na direção contrária da passarela, para ajudar em sua sustentação. A torre, de aproximadamente 40 m, está localizada no lado do Bloco Castanheira.

Marco Nascimento
Um dos lados conta com apenas um estai

Marco Nascimento
Acesso é feito por blocos ao lado da passarela

Marco Nascimento
Passarela tem forma arredondada

Marco Nascimento
Passarela trará mais segurança na passagem sobre a rodovia

Marco Nascimento
Estrutura da passarela é toda metálica

Marco Nascimento
Torre é um dos principais destaques do projeto

Veja também

Construção Mercado :: Negócios :: ed 193 - Agosto de 2017

No Norte do Brasil, Manaus e Belém vivem realidades diferentes no mercado imobiliário

Construção Mercado :: Em off :: ed 193 - Agosto de 2017

Bastidores da construção