Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, abre para exposição de 35 artistas e arquitetos | PiniWeb

Arquitetura

Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, abre para exposição de 35 artistas e arquitetos

Mostra traz maquetes feitas pelo Sanaa e monólogo de Paulo Mendes da Rocha. Veja imagens

Redação da revista AU
4/Abril/2013

Bianca Antunes
Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi
As portas da Casa de Vidro abriram hoje, 4 de abril, para convidados, e de 5 de abril até dia 26 de maio recebe os visitantes para a exposição The Insides Are on the Outside / O interior está no exterior. Oportunidade única para ver a Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, e para se perder na exposição de 35 artistas e arquitetos nacionais e internacionais pela casa e pelos jardins a seu redor. Tem, por exemplo, sugestões da dupla do Sanaa para as estantes que recebem os livros da casa. E, no pilotis, os visitantes podem ouvir um monólogo de Paulo Mendes da Rocha, no qual relembra a estupefação de Lina Bo Bardi ao chegar a uma terra estrangeira (o Brasil) na década de 1940. "A instalação é uma reconstrução poética de sua chegada, um embate criativo com a cultura e a geografia do País", comenta Hans Ulrich Obrist, curador da exposição. Todas as obras foram criadas a partir do espaço projetado por Lina Bo Bardi, moradia da arquiteta e de seu marido Pietro Maria Bardi no Morumbi, em São Paulo.

A exposição está sendo planejada desde agosto de 2011, quando foi anunciada pelo crítico Hans Ulrich Obrist no Sesc Pompeia. "Esta exposição foi concebida como uma dupla homenagem à Casa de Vidro e à sua criadora. A diversidade de artistas expondo na mostra é prova do duradouro fascínio que o trabalho de Lina Bo Bardi continua a exercer", revela Hans.

Segundo o curador, foi dada aos participantes total liberdade para explorar e trabalhar quaisquer aspectos da casa, desde a própria edificação até as árvores no jardim, o arquivo e a coleção de Lina Bo e Pietro Maria Bardi. "Os trabalhos expostos são narrativas que revelam aspectos da casa e sua história invisíveis a olho nu e que, inseridos no cenário da residência dos Bardi, fazem da casa uma Gesamtkunstwerk (obra de arte total)", completa.

Para possibilitar a concepção de obras mais monumentais e exibição de vídeos, a mostra vai ocupar também o Sesc Pompeia. E, durante a exposição, José Celso Martinez Corrêa percorrerá a bordo do ônibus "Lina Bo Bardi" várias obras da arquiteta: o Teatro Oficina, o Palácio das Indústrias, o Masp, o Sesc Pompeia e a Casa de Vidro. Esta grande performance traz apresentações pontuais sobre cada edifício. O trabalho será gravado e transformado em vídeo.

Além da curadoria de Hans, a exposição tem produção de Isabela Mora e produção executiva da Base 7 Projetos Culturais, realizado em colaboração com o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, além da parceria com o Sesc, e o patrocínio do Credit Suisse e da Oi, com apoio cultural do Oi Futuro e Iguatemi. Esta é a primeira exposição de Hans Ulrich Obrist no Brasil, e dá continuidade a uma série de propostas curatoriais já realizadas pelo crítico em casas-museus, como nas residências de Luis Barragán, no México, e de Federico Garcia Lorca, em Granada.
 
Serviço

The Insides Are on the Outside / O interior está no exterior
Casa de Vidro
Abertura: 4 de abril, das 12h00 às 17h00 (convidados)
Visitação: 5 de abril a 26 de maio. De terça a domingo, das 11h00 às 17h00
Rua General Almério de Moura, 200 - Morumbi
( 11) 3744-9902
Para grupos de 10 ou mais pessoas, é necessário ligar e agendar horário. As visitas para grupos são guiadas e custam R$ 20,00 por pessoa (R$ 10,00 para estudantes).

Sesc Pompeia
Abertura: 4 de abril, às 20h00 (convidados)
Visitação: 5 de abril a 26 de maio de 2013. De terça a domingo, das 9h00 às 21h00
Rua Clélia, 93
(11) 3871-7700
Entrada gratuita

Bianca Antunes
Maquete da Casa de Vidro, na exposição

Bianca Antunes
Maquete da Casa de Vidro e, ao fundo, as sugestões de Sanaa para as prateleiras de livros da casa

Divulgação
Projetos de estantes para os livros da Casa de Vidro feitos pelos arquitetos do Sanaa

Divulgação
Caricaturas de Lina e Pietro, por Calder (1948)

Bianca Antunes
Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi

Divulgação
Cristina Iglesias

Divulgação
At home with Lina Bo Bardi, de Gilbert & George-(2012)

Divulgação
Sarah Morris

Divulgação
Camuflagem, de Waltercio Caldas (2012)

Bianca Antunes
Pedro Reyes

Bianca Antunes
Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi

Bianca Antunes
Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi

Veja também

aU - Arquitetura e Urbanismo :: 09/11/16

CAU/RJ patrocinará 12 projetos de arquitetura e urbanismo

aU - Arquitetura e Urbanismo :: Agenda :: ed 272 - Novembro de 2016

Eventos, concursos e exposições no Brasil e no exterior