Estudantes de arquitetura da Feevale venceram o prêmio Soluções para Cidades | PiniWeb

Arquitetura

Estudantes de arquitetura da Feevale venceram o prêmio Soluções para Cidades

Ganhadores propuseram o uso de um objeto em concreto armado como base para replicar ou criar diferentes equipamentos urbanos para uma praça em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul

Mauricio Lima
30/Agosto/2010

Os estudantes de arquitetura Karen Kussler e Guilherme Osterkamp, da universidade Feevale-RS, venceram o Prêmio Soluções para Cidades, realizado pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), em parceria com o IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil - departamento São Paulo). A competição, sob o tema Mobiliário Urbano em Praças Públicas, propôs a construção de cinco elementos de mobiliário urbano à base de cimento, como bancos, postes de iluminação, lixeiras, bicicletário e um elemento de livre escolha.

Divulgação: IAB-SP
Projeto da Praça da Pista do Skate

Os ganhadores utilizaram a "Praça da Pista de Skate", em Novo Hamburgo (RS), como objeto de intervenção. Como base para a construção dos itens necessários, o grupo utilizou um objeto em concreto armado chamado "drop", que se assemelha a uma gota. Segundo o material enviado pelos arquitetos, esse objeto proporciona uma maior versatilidade na construção e possibilidade de fácil replicação. Para fabricá-lo, são necessárias algumas peças em ferro fundido e cimento.

Segundo os estudantes, a área da praça possui um grande desnível acomodado em taludes, formando uma "arquibancada natural". Além dos elementos obrigatórios, os participantes vencedores ainda propuseram um caminho ao longo do desnível, a acomodação de taludes e a construção de arquibancadas, uma nova área pavimentada, aplicação de postes de iluminação, acesso à avenida Nicolau Becker, além de reforma da pista de skate.

Divulgação: IAB-SP
Projeto de bancos e lixeiras da praça

Divulgação: IAB-SP
Projeto do bicicletário, do poste de luz e do brinquedo para crianças

De acordo com a ata do prêmio, divulgada pelo IAB-SP, "a variedade, a originalidade e a criatividade das soluções definiram a proposta vencedora".

Segundo colocado

Divulgação: IAB-SP

O projeto dos estudantes Hudson Gonçalves Martins e Juan Carlos Raphael Najhan de Almeida Câmara, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, garantiu a segunda colocação com a proposta de uso de uma lâmina de concreto que se transforma em bancos, lixeiras, mesas e luminárias para a Praça Doutor João Penido, na cidade mineira.

Terceiro colocado

Divulgação: IAB-SP

A Praça Noel Rodrigues, em Recife, foi objeto de intervenção dos estudantes Ana Maria Freire, André Figueiredo, Bruno Firmino e Maria Gouvêa Cavalcanti, da Universidade Federal de Pernambuco. Os participantes se classificaram em terceiro lugar com a proposta de construção dos equipamentos a partir de peças de argamassa armada, de fácil execução, transporte e montagem, combinadas entre si.