Herzog e de Meuron cria edifício formado por 12 casas empilhadas | PiniWeb

Arquitetura

Herzog e de Meuron cria edifício formado por 12 casas empilhadas

Empreendimento utilizado como showroom por fabricante de móveis tem grandes janelas que possibilitam várias paisagens dos arredores durante o dia e que se tornam vitrines à noite

Ana Paula Rocha
26/Fevereiro/2010

A Vitra, uma fabricante suíça de móveis, inaugurou recentemente a Vitrahaus, espécie de showroom composto por 12 "casas" empilhadas. O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Herzog e de Meuron.

Divulgação: Herzog e de Meuron
Cinco casas ficam na base de edifício e sete empilhadas irregularmente

O empreendimento fica na cidade de Weil am Rhein, divisa entre Alemanha e Suíça. Das 12 casas, cinco estão na base do edifício e as outras sete foram empilhadas uma em cima da outra, de forma irregular e com vistas para sentidos diferentes. A estrutura tem 57 m de comprimento, 54 m de largura e 21,3 m de altura.

A intenção do projeto, segundo os arquitetos, não era criar um edifício horizontal, mas sim uma estrutura verticalmente orientada, que fornecesse uma vista geral da paisagem circunvizinha e também dos produtos da fabricante. Por isso, foram desenvolvidas grandes janelas de vidro que possibilitam a vista para diversas paisagens dos arredores durante o dia e se tornam vitrines brilhantes à noite, chamando a atenção das pessoas que passam pelo local.

O showroom possui ainda um tipo de vão no térreo do edifício, que foi criado entre as cinco casas usadas como base para o empreendimento. Esse espaço funciona tanto como uma área para exposição da coleção do showroom, quanto um espaço ao ar livre para o uso no verão.

Divulgação: Herzog e de Meuron
Janelas de casas estão voltadas para direções diferentes

Divulgação: Herzog e de Meuron
Edifício será usado como showroom da Vitra

Divulgação: Herzog e de Meuron
Durante a noite, janelas servem como vitrine

Divulgação: Herzog e de Meuron
No térreo, empreendimento possui um vão para circulação