IAB e CAU se manifestam contrários à contratação de empresa de Cingapura para planejamento de Brasília | PiniWeb

Arquitetura

IAB e CAU se manifestam contrários à contratação de empresa de Cingapura para planejamento de Brasília

Instituições afirmam que processo poderia ser feito por concorrência ou concurso internacional

Aline Rocha
16/Outubro/2012

Gary Yim/Shutterstock
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU-DF) se manifestaram contrários à contratação da empresa Jurong Consultants, de Cingapura, para a realização do projeto Brasília 2060, que, de acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), fará um planejamento estratégico da cidade para os próximos 50 anos.

Em comunicado oficial, o IAB afirma que o planejamento de Brasília não pode ser feito por uma empresa estrangeira que desconheça a cultura do Brasil. Além disso, o instituto diz estranhar o fato da contratação não ter acontecido por meio de concurso ou licitação.

Assim, o IAB pediu ao GDF que a contratação fosse interrompida, afirmando estar à disposição para colaborar em um novo processo de escolha da empresa que participará do Brasília 2060.

Já o CAU-DF enviou um ofício ao GDF pedindo esclarecimentos a respeito da contratação, como, por exemplo, os critérios adotados na escolha da Jurong Consultants. O conselho também acredita que o Brasil possui profissionais de arquitetura e urbanismo qualificados para trabalhar no planejamento estratégico de Brasília.

O órgão afirma que o processo poderia ser realizado na forma de concorrência internacional, dando oportunidades para empresas nacionais e estrangeiras. Além disso, diz que a contratação foi uma medida arbitrária por ir contra a Lei de Licitações nº 8.666, que exige que os serviços para a administração pública sejam contratados por meio de processo licitatório. Para ler o comunicado do CAU-DF na íntegra, clique aqui.

Leia mais:
IAB-DF pede esclarecimento sobre a contratação de empresa de Cingapura para planejamento de Brasília
Governo do Distrito Federal contrata empresa de Cingapura para fazer planejamento de Brasília

Veja também

aU - Arquitetura e Urbanismo :: Cenário :: ed 270 - Setembro de 2016

Notícias do mundo da arquitetura

Revistas Pini
Destaques da Loja Pini
Aplicativos