Editora lança quatro livros para profissionais da construção civil e arquitetura | PiniWeb

Exercício Profissional e Entidades

Editora lança quatro livros para profissionais da construção civil e arquitetura

Destaque para "Construção Passo-a-Passo", que apresenta sequências ilustradas com a execução de 40 diferentes serviços nas obras

PINIweb
14/Maio/2009

A Editora PINI - especializada em construção, engenharia civil e arquitetura - apresenta quatro novos títulos: "Construção Passo-a-Passo", uma coletânea (272 páginas) de artigos publicados na revista Equipe de Obra; "Engenharia Diagnóstica" (420 páginas), de Tito Lívio Ferreira Gomide, Jerônimo Cabral Fagundes Neto e Marco Antonio Gullo; "Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado - Volume II" (592 páginas), de Roberto Chust de Carvalho e Libânio Miranda Pinheiro; e "Manual de Projetos de Edificações" (634 páginas), de Manoel Henrique Campos Botelho, André Giannoni e Vinicius C. Botelho.

Divulgação
"Construção Passo a Passo" acaba de ser lançado e já aparece como um dos best-sellers da PINI. Traz uma coletânea revisada de artigos técnicos ilustrados publicados nos 20 primeiros números da revista Equipe de Obra, editada pela PINI desde 2005. Estruturas, fôrmas, armaduras, impermeabilização, drywall, alvenaria, telhados, revestimentos, pisos, caixas d'água, instalações elétricas e hidráulicas são alguns dos temas abordados. A abordagem é didática, prática e direta. A publicação obedece a alguns princípios, como a boa técnica, o estímulo à inovação tecnológica e a defesa da segurança, saúde e higiene nos canteiros. Tem a função de auxiliar os profissionais da construção civil nas tarefas do dia-a-dia, contribuindo para a qualidade nas obras. Trata-se de um manual de consulta, uma ferramenta para tirar dúvidas e descobrir o jeito certo de executar diferentes serviços.

Divulgação
Já "Engenharia Diagnóstica" visa auxiliar o perito de engenharia em seu ofício. O livro aborda aspectos teóricos e práticos desde o início de um empreendimento, com a vistoria do terreno e vizinhança, passando pela fase de execução da obra até a conclusão e a constatação de eventuais anomalias. Um panorama geral das vistorias, inspeções, auditorias, perícias e consultorias em edificações está devidamente apresentado. Foram destacados aspectos práticos, a partir de modelos de relatórios, laudos e pareceres. A obra é robusta e apresenta visão técnica inédita, indispensável para peritos, engenheiros e operadores do Direito.

Divulgação

O título "Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado - Volume II" apresenta um texto didático destinado a alunos de Engenharia Civil e a profissionais que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Os capítulos 1 e 2 consideram as lajes nervuradas e as lajes sem vigas - lisas e cogumelo. O capítulo 3 trata da ação do vento em edificações e da análise de estabilidade global em estruturas reticuladas. No capítulo 4, os autores abordam a flexão composta normal e oblíqua, de forma bem prática, para aplicar esses conceitos no capítulo 5, no qual estudam o dimensionamento e o detalhamento de pilares, assunto que deixa muitas dúvidas entre os iniciantes em engenharia estrutural. Apresentam-se nos capítulos 6 e 7 o cálculo e o detalhamento de elementos de fundação. Todos os capítulos contêm exemplos didáticos, que mostram a aplicação prática dos conceitos teóricos contidos no texto básico.

Divulgação

O livro "Manual de Projetos de Edificações" é baseado em um antigo Código de Edificações do município de São Paulo, acrescido de aspectos de modernidade e de importantes atualizações, tais como: proposta de regulamentação de obras particulares em áreas públicas; direitos de passagem; critérios de projetos de banheiros públicos; recomendações para fumódromos; residências para idosos e alérgicos; cuidados com prisões; estações rodoviárias; e critério para projeto de escolas de vários níveis.


Mais informações e compras:
Fones: 4001-6400 (principais cidades) ou 0800-596-6400 (demais municípios)
www.lojapini.com.br