Programa promove qualificação de Pessoas com Deficiência | PiniWeb

Exercício Profissional e Entidades

Programa promove qualificação de Pessoas com Deficiência

Ideia é habilitá-las ao trabalho em canteiro, além de desenvolver ferramentas adaptadas

Juliana Martins, da revista Equipe de Obra
8/Fevereiro/2013
Shutterstock
O Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Itu (SP) estudam a formalização de convênio para a qualificação de Pessoas com Deficiência (PCDs). A finalidade é habilitá-las ao trabalho em canteiro de obra, além de desenvolver ferramentas adaptadas.

Com o programa, as entidades pretendem criar uma metodologia de ensino e um calendário de cursos para PCDs. Há ainda a possibilidade de treinar multiplicadores, que poderão disseminar pelo Estado os ensinamentos que adquirirem.

Esta unidade do Senai já atua voltada para inovação no trabalho de PCDs. O "Inova Senai", por exemplo, é uma feira promovida anualmente pela entidade na qual alunos dos cursos de educação profissional e docentes lançam inovações tecnológicas em produtos e processos planejados e executados por eles dentro de suas respectivas unidades ou em empresas parceiras. Entre as novidades da última edição da Inova surgiu a ideia de um fogão redondo adaptável à realidade dos cadeirantes.