Infraestrutura

Camargo Corrêa entrega obras de barragem venezuelana

Construtora sinaliza potencial do país para investimentos em infraestrutura

PINIweb
17/Fevereiro/2009

A construtora Camargo Corrêa finalizou as obras de reconstrução da barragem da represa de El Guapo, a 150 quilômetros de Caracas (Venezuela). A barragem restabelecerá o abastecimento de água para mais de 400 mil habitantes na região do Estado de Miranda, próximo à capital.

Uma temporada de chuvas intensas em dezembro de 1999 rompeu partes da barragem e o vertedouro de El Guapo. O incidente comprometeu o abastecimento de água potável para diversas cidades do Estado, uma vez que o sistema vinha operando com apenas 20% de sua capacidade em razão do problema.

A Camargo Corrêa empregou concreto compactado a rolo (CCR) para reconstruir a obra. Para a sua conclusão, foram escavados mais de 750 mil m³ no terreno e utilizados mais de 1 milhão de sacos de cimento. O custo da reconstrução foi de US$ 110 milhões e gerou mais de 1.500 postos de trabalho diretos e 4.500 indiretos.

O governo venezuelano pretende implementar grandes projetos nos próximos anos, especialmente nas áreas de abastecimento de água, energia, petróleo e gás. Segundo César Gazoni, diretor comercial da Camargo Corrêa para a América Latina, "a Venezuela está investindo pesado na infraestrutura do país e a construtora está atenta ao processo".

Divulgação Camargo Corrêa

Veja também

Equipe de Obra :: Obras :: ed 70 - Abril de 2014

Aprenda a ler projetos de pisos acústicos

Equipe de Obra :: Obras :: ed 70 - Abril de 2014

Passo a Passo: instalação de janela antirruído

Téchne :: Téchne Educação :: ed 205 - Abril de 2014

Artigo discute dimensionamento de edifícios altos em alvenaria estrutural