Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura nova usina de asfalto no Caju | PiniWeb

Infraestrutura

Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura nova usina de asfalto no Caju

Com capacidade de produção de 160 t por hora, complexo poderá fabricar qualquer tipo de massa asfáltica

Rodrigo Louzas
8/Agosto/2013

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, inaugurou na última quarta-feira (7), a usina de asfalto Antonio Ramos, no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro.  O projeto, executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), tem área aproximada de 20 mil m² e capacidade de produção de 160 t por hora.

Além da área industrial, o complexo conta ainda com laboratório, auditório, salas de administração, refeitório e vestiários. O investimento foi de R$ 17 milhões.

O empreendimento poderá fabricar qualquer tipo de massa asfáltica. Uma das principais novidades tecnológicas da usina, segundo os engenheiros, será a produção do chamado Camada Porosa de Asfalto (CPA). O revestimento asfáltico permite que a água da chuva seja absorvida e reduz, de acordo com a Cdurp, o gasto de energia em até 25% em comparação com a fabricação dos revestimentos convencionais.

Utilizando pigmentos na mistura dos maquinários, a usina poderá produzir também asfalto colorido, material que facilita a sinalização das vias. Os dosadores das máquinas também poderão misturar borracha, diversos tipos de plásticos, carbono, cimento, cal e inúmeros pigmentos, com isso, será possível produzir materiais mais complexos.

A nova Usina do Caju também fará a reciclagem do material retirado e da sobra do trabalho de fresagem em vias da cidade. O complexo vai substituir a Usina de Reciclagem de Asfalto Engenheiro Luiz Paes, que encerrará as atividades nas próximas semanas.