Rio Gravataí, entre Porto Alegre e Canoas, terá ponte estaiada | PiniWeb

Infraestrutura

Rio Gravataí, entre Porto Alegre e Canoas, terá ponte estaiada

Obra de 268 metros de extensão faz parte da implantação da BR-448. Empreendimento está 30% concluído

Aline Rocha
11/Outubro/2012

Uma ponte estaiada está sendo construída na divisa entre os municípios de Canoas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A obra faz parte da implantação da BR-448 - também chamada de Rodovia do Parque - e está sendo gerenciada pelo consórcio formado pelas empresas Enecon e STE.

Divulgação: Dnit
 

Com 268 metros de extensão, 36,4 metros de largura e torres de 75 metros de altura, a ponte do rio Gravataí faz parte do terceiro lote de construção da BR-448. A estrutura ficará entre o quilômetro 21,4 e 21,7 da rodovia, com seis faixas de rolamento - serão três para cada sentido de tráfego.

Atualmente, a ponte está 30% concluída. Neste mês, foram iniciados os trabalhos na margem do rio em Porto Alegre, com a cravação das estacas de fundação. Após esta etapa, serão realizados os trabalhos de elevação das torres para fixação dos cabos de aço que sustentarão a ponte. A pista ficará 25 metros acima do rio.

Os lotes serão construídos por diferentes empresas. O lote 3, especificamente, está sob a responsabilidade da Queiroz Galvão, OAS e Brasília Guaíba. O investimento neste trecho é de R$ 448 milhões. No total, a BR-448 terá 22,34 quilômetros de extensão, com 16 pontes e viadutos.

A previsão é que a ponte do rio Gravataí seja finalizada em dezembro de 2013.

Divulgação: Dnit