1) Quais os encargos que incidem sobre a mão de obra na construção civil?2) Como calculo o BDI de um orçamento? E quais os encargos podem ser incluidos neste ítem? | PiniWeb

Notícias

1) Quais os encargos que incidem sobre a mão de obra na construção civil? 2) Como calculo o BDI de um orçamento? E quais os encargos podem ser incluidos neste ítem?

6/Março/2001
1) Quais os encargos que incidem sobre a mão de obra na construção civil?

2) Como calculo o BDI de um orçamento? E quais os encargos podem ser incluidos neste ítem?
Caro Sr.Saulo:

Inicialmente gostaríamos de agradecer sua consulta a PiniWeb, o que nos traz
grande satisfação.

Em resposta a sua questão, esclarecemos que as taxas de leis sociais e riscos do trabalho calculadas pela Pini para horistas e mensalistas espelham os custos dos encargos incidentes sobre a mão-de-obra da construção civil.

A taxa de leis sociais para horistas adotada pela Pini incide sobre a mão de obra operacional, utilizada quando se esteja efetuando um orçamento através de composições de preços. A taxa de leis sociais para mensalistas incide sobre os valores da Folha de Pagamento e refere-se também aos encargos sociais chamados básicos e as provisões para pagamento de 13o salário, férias, depósito por despedida injusta e aviso prévio, porém desconsiderando-se itens como repouso semanal remunerado, feriados, dias de chuva, etc., já que os mesmos estão inclusos no salário mensal do empregado.

Os percentuais são os seguintes:
Horistas: 124,46% em São Paulo e Rio de Janeiro e 123,06% demais estados;
Mensalistas: 74,54% em São Paulo e Rio de Janeiro e 73,45% demais estados.

Orientamos que ambas as taxas são um referencial para o mercado e adaptações devem sempre ser realizadas (rotatividade, férias gozadas ou indenizadas, auxílio-enfermidade), aproximando o custo adotado à realidade da empresa.

O detalhamento completo das referidas taxas pode ser solicitado pelo e-mail regina@piniweb.com

Quanto ao BDI - Benefício e Despesas Indiretas, a taxa varia em função das características da obra e da empresa construtora. O benefício, ou lucro, é a remuneração do empreendimento, associada ao risco da sua realização. Os custos indiretos, ou despesas indiretas, são aquelas que não podem ser atribuídos diretamente aos insumos aplicados. São conseqüência da realização dos serviços e necessários para a efetivação, e , por essa razão, parte do custo real do empreendimento.
Pode-se considerar no cálculo do BDI, entre outros, itens como: Custos administrativos locais; Custos administrativos centrais; Custos comerciais; Custos financeiros e Encargos fiscais.

Aproveitamos para informar que a área de Desenvolvimento Profissional da Pini promove
periodicamente o curso "Como Compor BDI". Maiores informações podem ser obtidas no nosso site
(www.piniweb.com) ou pelo e-mail cursos@pini.com.br.

Sem mais, fico à disposição para outros esclarecimentos

Regina Perez
Depto.Pesquisas e Análise de Mercado

Veja também

aU - Arquitetura e Urbanismo :: Artigo :: ed 246 - Setembro de 2014

Como reduzir custos em um escritório de arquitetura?

Téchne :: Téchne Educação :: ed 209 - Agosto de 2014

Falhas potenciais em orçamentos

aU - Arquitetura e Urbanismo :: Tecnologia :: ed 246 - Setembro de 2014

Custos: parede com lambris e pedras