Como é feito o cálculo, em BTU's, da capacidade de um ar- condicionado residencial? Quais os parâmetros a serem considerados no cálculo? Qual a relação entre 1 BTU e a energia elétrica necessária para gerá-lo? | PiniWeb

Notícias

Como é feito o cálculo, em BTU's, da capacidade de um ar- condicionado residencial? Quais os parâmetros a serem considerados no cálculo? Qual a relação entre 1 BTU e a energia elétrica necessária para gerá-lo?

12/Dezembro/2000
Como é feito o cálculo, em BTU's, da capacidade de um ar- condicionado residencial? Quais os parâmetros a serem considerados no cálculo? Qual a relação entre 1 BTU e a energia elétrica necessária para gerá-lo?
Pergunta elaborada por José Carlos Braga Guimarães(Araruama-RJ); Resposta de referência por João Francisco Peral Cespedes( IPT-Divisão de Mecânica e Eletricidade); Palavras-chave: conforto térmico, carga térmica, BTU, instalação de ar condicionado, energia; Abordagem(ns): Qualidade no projeto
No cálculo da carga térmica de um sistema de condicionamento do ar intervêm fatores como radiação solar, número de ocupantes do ambiente, material constitutivo do invólucro da edificação, equipamentos que funcionam no interior do ambiente condicionado, iluminação, temperatura externa, ar de renovação etc.

O BTU (British Thermal Unit) é uma unidade de medida da energia, assim como o Joule, o Watt-hora e a quilocaloria. Embora o termo BTU seja utilizado na prática como indicação da capacidade de um sistema de condicionamento do ar, na realidade a unidade correta é BTU/h (BTU por hora), que é uma unidade de potência.

A relação entre a capacidade de refrigeração de um condicionador de ar e a energia fornecida ao equipamento para obtê-la pode ser representada por alguns índices, entre eles o EER (Energy Efficiency Ratio) e o COP (Coefficient Of Performance). Assim, a relação entre 1 BTU/h e a energia elétrica necessária para gerá-lo dependerá do particular condicionador examinado. Um equipamento com capacidade de 7.500 BTU/h e que requeira 1.060 W de energia elétrica teria um COP = 2,07. Nesse equipamento, cada BTU/h de capacidade térmica de refrigeração necessitará de 0,14 W de potência elétrica. Outros equipamentos, com diferentes COPs, ou qualquer outro índice que caracterize seu desempenho energético, necessitarão de potências diferentes.

O dimensionamento de um sistema de condicionamento de ar utiliza uma série de cálculos, que podem estar dispostos em planilhas, memórias de cálculo ou incorporados em um software. Para uma pré-estimativa de capacidade existem tabelas práticas utilizadas pelos fornecedores de equipamentos de pequeno porte e índices indicativos de potência em função da área condicionada.

Veja também

aU - Arquitetura e Urbanismo :: aU Educação :: ed 244 - Julho de 2014

TCU de Alagoas, de João Filgueiras Lima, Lelé

aU - Arquitetura e Urbanismo :: aU Educação :: ed 244 - Julho de 2014

Anália Amorim e a aplicação dos ensinamentos de Lelé na Escola da Cidade