Família Unida | PiniWeb

Notícias

Família Unida

1/Novembro/2000
Empreendimento
Família Unida
Método conclui edifícios com apartamentos duplex de alto padrão na zona sul de SP

SP2752-01.gif AD
Twin Towers II, situado na zona sul de São Paulo, dá continuidade à família de empreendimentos resultante da parceria da Brascan com a Método. O novo residencial é composto por duas torres gêmeas que, juntas, somam 176 apartamentos duplex e quatro coberturas do tipo penthouse

SP2752-01.gif AD
Twin Towers II dá continuidade à família de empreendimentos resultante da parceria da Brascan com a Método. Destinado a um público de alto poder aquisitivo, o residencial está situado na confluência entre a alameda dos Jurupis e a avenida dos Jamaris, em pleno bairro de Moema, zona sul da capital, ao lado da recém-inaugurada casa de shows Directv Hall, o antigo Palace. A poucos metros dali está o Twin Towers I, também construí-do pela Método.

O novo residencial é composto por duas torres gêmeas que, juntas, somam 176 apartamentos dúplex e quatro coberturas do tipo penthouse, ou seja, unidades assobradadas dispostas na cobertura do prédio, com piscina locada no andar inferior. As unidades-tipo comportam duas suítes, salas de estar e jantar, cozinha e lavabo. A cobertura possui uma churrasqueira independente. O empreendimento soma um total de 24 mil m2 de área construída e abriga, ainda, uma quadra de squash, um bar integrado ao pavimento térreo, sala vip para reuniões comerciais, salão de festas, sauna, piscina e um spa com hidromassagem.

O projeto arquitetônico do Twin Towers II acompanha o layout interno e o externo do Twin Towers I. O autor do projeto, o arquiteto Itamar Berezin, explica que o desenvolvimento da planta de apartamentos dúplex tem algumas particularidades. "Em projetos desse tipo, é necessário agrupar as áreas molhadas para facilitar o desenvolvimento dos projetos de instalações", afirma Berezin. "Neste empreendimento, conseguimos uma solução que proporcionou uma fachada recortada bastante interessante", completa.

Mistura subterrânea
As condições do solo demandaram a utilização do que o engenheiro Eduardo Cerqueira do Val, da Do Val e Silveira, empresa responsável pelo projeto de fundações, chama de estapatas. "Trata-se de uma combinação de estaca com sapata, um método ainda pouco utilizado no País", esclarece. A camada superficial do solo é firme e permitiu o uso de fundações diretas. A carga total das torres, porém, não poderia ser suportada somente com a execução de sapatas.

Layout
Todo o fechamento externo foi feito com blocos de concreto. O layout interno dos apartamentos foi efetuado com gesso acartonado, com exceção das paredes entre apartamentos. Massa acrílica texturizada nas paredes e piso laminado de madeira compõem o acabamento das áreas sociais. Nas áreas íntimas, a construtora executou apenas o contrapiso para que o proprietário pudesse aplicar o revestimento de sua preferência.


SP2752-07.gif AE
Fachada: os volumes formados pelos recortes resultantes do layout dos apartamentos duplex receberam revestimento texturizado. Recepção: localizado na alameda dos Jurupis, em Moema, o acesso principal aos edifícios tem cobertura com estrutura metálica e fechamento translúcido.Ao ar livre: a cobertura transparente da entrada principal se prolonga em forma de passarela, permitindo acesso às duas torres. A área de lazer conta com uma piscina semi-olímpica.
SP2752-08.gif AD
SP2752-05.gif AE






Veja matéria completa na edição no 2752 Construção SP
Texto original de Tania Bértolo


Ficha Técnica: projeto arquitetônico: Itamar Berezin; projeto de fundações: Do Val e Silveira; projeto de estruturas: CEC; projeto de instalações elétricas e hidráulicas: Cemope; projeto de pressurização: João Líbio; projeto de paisagismo: Benedito Abbud; blocos: Glasser; bancos: Neo Rex; cerâmica: Cecrisa; churrasqueiras: Construflama; comunicação visual: DEP; cubas de aço inox: Eternox; gesso acartonado: Eucatex; elevadores: Thyssen Sûr; escadas metálicas: Glafcon; esquadrias de madeira: 3-N; estruturas metálicas: Normar; exaustão mecânica: Climasave; ferragens: Yale Lafonte; gesso: Gesso Barra Bonita; granito: Jerônimo Azeredo e Ferraz; gerador: Stemac; instalações elétricas e hidráulicas: Eletrenge; impermeabilização: Imbrás; louças e metais: Deca e Fabrimar; luminárias: Work, Lumini e Omega; mão-de-obra dos revestimentos internos: Lógica; mão-de-obra dos revestimentos do térreo: Constata; metais flexíveis: Clodal; paisagismo: Arterra; patilhas: Jatobá; pedras ornamentais: Marmoraria Villela; piscinas: Acquivida; playground: Masters; portas corta-fogos: Metalcorp; pórtico: Glafond; piso elevado: Stone; piso Paviflex: A Grottha; piso estampado: Texcon; pisobox: Scala Fiber; pintura: Arco Verde; quadra de squash: Coxport; revestimento externo: Quartzopel; reservatórios de água: Acquavida; spa: North Pool; válvula de descarga: Montana; vidros: Glassec




Veja também

aU - Arquitetura e Urbanismo :: 18/09/14

Norman Foster assina design de iate para a Alen Yacht

Téchne :: Reportagem :: ed 210 - Setembro de 2014

Obra aberta