Gostaria de obter informações sobre pré-dimensionamento em estruturas metálicas. Sei que a altura da viga é o vão dividido por 20. E os pilares? Como é o detalhe construtivo de lajes de concreto sobre estrutura metálica? | PiniWeb

Notícias

Gostaria de obter informações sobre pré-dimensionamento em estruturas metálicas. Sei que a altura da viga é o vão dividido por 20. E os pilares? Como é o detalhe construtivo de lajes de concreto sobre estrutura metálica?

12/Dezembro/2000
Gostaria de obter informações sobre pré-dimensionamento em estruturas metálicas. Sei que a altura da viga é o vão dividido por 20. E os pilares? Como é o detalhe construtivo de lajes de concreto sobre estrutura metálica?
Pergunta elaborada por Sandra Ortiz Rizzotti(São Paulo-SP); Resposta de referência por José Roberto Braguim( IPT-Divisão de Engenharia Civil); Palavras-chave: estruturas de aço, viga, pilar, pré-dimensionamento, coordenação de projetos; Abordagem(ns): Aço, Qualidade no projeto
Mais importante do que o pré-dimensionamento dos elementos das estruturas metálicas é a concepção estrutural, uma vez que é desta etapa que depende o bom desempenho de toda a estrutura. Uma vez lançada a estrutura, seus elementos poderão ser pré-dimensionados.

Um critério bastante grosseiro é apresentado a seguir:

- Vigas de piso: L/20 para determinação da altura da viga. Em geral, esse critério resulta na altura-limite(mínima) para vigas de piso pertencentes à estrutura com concepção estrutural bem feita.

- Pilares: Arbitrar o índice de esbeltez máximo em torno de 100. Observar que a norma NBR 8800 -"Projeto de Estruturas de Aço de Edifícios" limita o índice de esbeltez para peças comprimidas em 200. Infelizmente não há, para pilares, um critério mais simples para pré- dimensionamento. Um critério mais refinado para o pré-dimensionamento, e logicamente mais indicado, consiste em calcular os esforços nas vigas de toda a estrutura como se elas fossem simplesmente apoiadas. Com esses esforços, o seu pré-dimensionamento pode ser feito e os resultados obtidos deverão ser bastante próximos do definitivo.
Como conseqüência, os pilares também podem ser pré-dimensionados com as reações obtidas no cálculo das vigas.

Não há, no caso geral, detalhes construtivos especiais para o apoio de lajes de concreto sobre vigas metálicas. Dependendo da situação, é bastante conveniente a utilização de conectores de cisalhamento soldados no topo da mesa superior da viga, fazendo com que ela passe a funcionar como "viga mista", incorporando a laje de concreto na sua mesa de compressão.

É bastante comum também o uso de lajes com fôrma metálica incorporada, visando eliminação parcial ou total do cimbramento. A fôrma metálica pode também servir como armadura da laje. Neste caso, alguns cuidados devem ser tomados com a fôrma metálica da laje para a soldagem dos conectores de cisalhamento.

Recomenda-se a consulta da bibliografia técnica para o desenvolvimento da construção metálica: "Edifícios de Pequeno Porte em Aço", publicada pela SIDERBRÁS. A biblioteca do Agrupamento de Estruturas do IPT dispõe de um exemplar que pode ser consultado.