Pavimento de concreto nos primeiros túneis de Florianópolis | PiniWeb

Notícias

Pavimento de concreto nos primeiros túneis de Florianópolis

19/Abril/2002
Segundo ABCP, depois de concluído, o túnel irá tornar o trajeto, antes realizado em pista simples, muito mais rápido e seguro

Concluída pavimentação em concreto dos dois primeiros túneis da capital catarinenes, que facilitarão o acesso às praias do sul de SC.
Concluída pavimentação em concreto dos dois túneis paralelos da via Expressa-Sul, em Florianópolis (SC).
Já está pronta a pavimentação em concreto dos dois túneis paralelos da via Expressa-Sul, em Florianópolis, que irá ligar a Baía Sul ao Saco dos Limões e ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Os túneis são os primeiros da capital catarinense e utilizam a técnica, segundo o engenheiro Norberto Krüger, representante em Santa Catarina da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), principalmente em função da segurança: além da coloração clara, que faz aumentar a difusão da luz e a visibilidade geral, o concreto exige pouca manutenção, evitando com isso interrupção de tráfego para reparos, como acontece mais freqüentemente com o pavimento asfáltico. Agora, trabalha-se na conclusão dos acessos de entrada e saída e do sistema de iluminação.

"O acesso às praias do sul da Ilha de Santa Catarina, como Campeche, Pântano do Sul e Armação, será mais rápido e confortável, pois a maior durabilidade do pavimento fará com que diminuam os reparos na pista e outros transtornos aos usuários", avalia Krüger.

Estima-se o tráfego de cerca de 75 mil veículos pela Via Expressa Sul, que já na primeira etapa de sua construção recebeu seis quilômetros de pista. Os túneis terão, cada um, 750 metros de comprimento e 11,4 metros de largura, em três pistas. A pavimentação da extensão total de 1,5 km vem sendo realizada com uma camada de 18 centímetros de concreto sobre uma base de CCR - concreto compactado em rolo, de 12 cm de espessura.

As obras da Via Expressa Sul começaram em 1995 e foram interrompidas dois anos depois. Em agosto de 1999, após viabilização de recursos pelo atual governo do Estado, reiniciaram sob o comando do Consórcio CBPO/CNO, responsável pela construção da via.
Obra

Veja também

Téchne :: Téchne Educação :: ed 209 - Agosto de 2014

Confira o gabarito da prova comentada de Tecnologia de Construção de Edificações I

Téchne :: Tecnologia :: ed 209 - Agosto de 2014

Conheça as tecnologias em destaque na Concrete Show 2014

Téchne :: Téchne Educação :: ed 209 - Agosto de 2014

Prova comentada - Recebimento e controle do concreto