Qual é a melhor dosagem, em volume, para o emboço interno e externo, quando aplicados com cal virgem ou com cal hidratada? | PiniWeb

Notícias

Qual é a melhor dosagem, em volume, para o emboço interno e externo, quando aplicados com cal virgem ou com cal hidratada?

12/Dezembro/2000
Pergunta elaborada por João Alberto Brust(Modelo-SC); Resposta de referência por Cláudio V. Mitidieri Filho( IPT-Divisão de Engenharia Civil); Palavras-chave: fachada, argamassa, emboço, cal, traços; Abordagem(ns): Argamassas, Qualidade na execução
Qual é a melhor dosagem, em volume, para o emboço interno e externo, quando aplicados com cal virgem ou com cal hidratada?
No caso de argamassas mistas com cal hidratada, é usual o emprego de argamassas com a relação aproximada aglomerante: agregado de 1: 3. O aglomerante é a soma do cimento e da cal hidratada. Para uso externo, a quantidade de cimento em relação à cal deve ser maior que para o uso interno, por causa da ação da água. Assim sendo, pode-se tomar como referência os seguintes traços em volume de cimento, cal hidratada e areia: 1:1:6 a 1:2:9 (externo, dependendo da altura e da exposição da edificação); 1:2:9 a 1:3:12 (interno, dependendo do local; para áreas molháveis devem ser adotados traços mais ricos em cimento).

Ressalta-se que esses traços são de referência, partindo de uma areia média, devendo ser ajustados em função dos materiais locais. No caso de cal virgem, devem ser considerados os mesmos traços de referência para os materiais no estado seco. Assim sendo, devem ser feitas as correções em função da água adicionada para a extinção da cal.