Qual o caimento (inclinação) mais adequado para cada tipo de telha? (Todas as cerâmicas e de concreto, principalmente. Se possível, em porcentagem.) | PiniWeb

Notícias

Qual o caimento (inclinação) mais adequado para cada tipo de telha? (Todas as cerâmicas e de concreto, principalmente. Se possível, em porcentagem.)

12/Dezembro/2000
Pergunta elaborada por Maurício Arradi(Jaú-SP); Resposta de referência por Vera Fernandes Hachich( IPT-Divisão de Engenharia); Palavras-chave: telhado, telha cerâmica, telha de concreto, caimento, declividade, emboçamento; Abordagem(ns): Cerâmica, Concretos, Qualidade no projeto
Qual o caimento (inclinação) mais adequado para cada tipo de telha? (Todas as cerâmicas e de concreto, principalmente. Se possível, em porcentagem.)
A fim de garantir a estanqueidade à água dos telhados e a indeslocabilidade das telhas, os telhados devem ser executados com as declividades indicadas a seguir:

Tipo de telha Ângulo de inclinação (i) Declividade (d)

Francesa entre 18o e 22o entre 32% e 40%

Romana e Termoplan entre 17o e 25o entre 30% e 45%

Colonial e Paulista entre 11o e 14o entre 20% e 25%

Plan entre 11o e 17o entre 20% e 30%

As declividades acima indicadas podem ser superadas, devendo, nesse caso, promover-se a amarração das telhas à estrutura de madeira; tal amarração deve ser feita com arames resistentes à corrosão (latão, cobre etc), utilizando para tanto orifícios inseridos em pontos apropriados das telhas durante o processo de fabricação (nas telhas francesas, por exemplo, o orifício está presente na na "orelha de aramar"). Nas telhas de capa e canal, adicionalmente à amarração dos canais, deve-se proceder ao emboçamento de algumas capas.

Como orientação, para as telhas de encaixe (francesas), para telhados com declividades entre 45% e 100% (25o a 45o), recomenda-se que, a cada cinco telhas, uma seja fixada; as fixações deverão ser alternadas entre as fiadas sucessivas, fixando-se todas as telhas presentes nos beirais. Para declividades maiores que100% (ângulo superior a 45o), todas as telhas devem ser amarradas à estrutura de apoio, independentemente da sua posição no telhado..

No caso das telhas de capa e canal, para declividades entre 25% e 100% (ângulo entre 14o e 45o), todos os canais devem ser fixados à estrutura de apoio, emboçando as capas de maneira alternada (uma sim, outra não).

Para as telhas de concreto deve-se observar as recomendações do(s) fabricante(s). De modo geral, utiliza-se uma inclinação mínima de 30% (ou 16o) e máxima de 34% (ou 18o). Para panos de comprimento acima de 10 m e inclinações superiores às indicadas, deve-se consultar o fabricante.

Mais informações podem ser encontradas:
- "Cobertura com estrutura de madeira e telhados com telhas cerâmicas - Manual de Execução"- Publicação IPT 1781.
- Catálogos dos fabricantes de telhas cerâmicas e de concreto.

Veja também

Téchne :: Tecnologia :: ed 209 - Agosto de 2014

Conheça as tecnologias em destaque na Concrete Show 2014

Téchne :: Téchne Educação :: ed 209 - Agosto de 2014

Prova comentada - Recebimento e controle do concreto

Téchne :: Téchne Educação :: ed 209 - Agosto de 2014

Programa de aulas - Tecnologia de Construção de Edificações I