Vergalhões de aço | PiniWeb

Notícias

Vergalhões de aço

11/Setembro/2003
Que normas o aço deve atender, como controlar a qualidade e como estocá-lo
Vergalhões de aço
Barras devem chegar à obra com antecedência para realização de ensaios

Apesar de muitos chamarem de ferro, os vergalhões são feitos, na verdade, de aço. A principal diferença está na composição: o aço é uma liga de ferro-carbono que contém de 0,008% até aproximadamente 2,0% de carbono. No ferro esse teor é de 2,04 a 6,7%.

Especificação - Os vergalhões de aço são vendidos em três classes, de acordo com a NBR 7480: CA-25, CA-50 e CA-60. O que determina a classe de um vergalhão são suas características mecânicas, como resistência à tração e ao escoamento (veja tabela 1). Esses valores são utilizados pelo calculista para dimensionar a estrutura. A barra deve suportar cargas e sobrecargas até os limites determinados sem deformar-se permanentemente. Os vergalhões também podem ser classificados pelo diâmetro nominal ou bitola.

A NBR 7480 indica a massa linear nominal em kg/m para cada "bitola" e as tolerâncias admissíveis (veja tabela 2). Se a barra tiver valores de massa linear menores do que o mínimo especificado na norma, sua área de seção será diminuída e, portanto, sua resistência mecânica será comprometida. Já um diâmetro nominal maior do que o especificado pode impedir que a peça estrutural tenha a quantidade de barras prevista, por falta de espaço. Isso significa menos aço e resistência estrutural diferente daquela determinada pelo calculista. Por ser o aço mais usado na construção, o CA-50 deve obrigatoriamente por norma possuir marcação de bitola em relevo.

Características e uso - O CA-25 é liso e mais maleável do que os outros. É pouco utilizado na construção e apenas em situações que prescindem de barras nervuradas. As indústrias de pré-moldados costumam empregá-lo para fazer alças para içamento das peças. O CA-60 é usado para estribos, treliças, telas e armaduras de lajes e pisos. O CA-50 é o mais utilizado na construção civil por ser dúctil, suportar alta concentração de carga e aderir bem ao concreto. As nervuras impedem que o CA-50 gire dentro do concreto, dessa forma o vergalhão age conjuntamente com a estrutura quando submetida à carga.


Texto original de Bianca Antunes
Leia matéria completa na Construção Mercado 26