Empreendimento paulista é o primeiro residencial do Brasil a receber a certificação Aqua na fase realização | PiniWeb

Sustentabilidade

Empreendimento paulista é o primeiro residencial do Brasil a receber a certificação Aqua na fase realização

Projeto prevê a redução do uso de água em até 27% e uma economia de energia que pode superar os 30%

Rodrigo Louzas
23/Maio/2013

Divulgação: Even
O empreendimento True Chácara Klabin, da Even Construtora e Incorporadora em parceria com a Inovatech Engenharia, é o primeiro residencial do país a receber a Certificação Aqua na fase Realização, segundo a Fundação Vanzolini. O selo foi entregue no início do mês. O projeto já tinha conquistado em 2010 a certificação na fase de programa e em 2011 na fase concepção.

A certificação avaliou 79 requisitos de sustentabilidade, divididos em 14 categorias. O prédio, que fica na região sul de São Paulo e será entregue no próximo dia 28, alcançou nível excelente em seis categorias, destacando gestão da água, gestão de resíduos e manutenção do edifício, superior em três categorias e nível bom em cinco categorias, nível de atendimento acima do mínimo necessário para certificação.

Segundo a Even, a redução do uso de água no empreendimento pode chegar a 27%, graças à adoção de soluções como redutores de vazão nas torneiras e reuso de água. Já a economia de energia pode superar os 30% em função da adoção de iluminação automática ativada por sensores, a escolha de lâmpadas eficientes e a arquitetura que privilegia a iluminação natural.

O empreendimento prevê também um espaço no apartamento e no condomínio para armazenamento dos materiais para reciclagem. "Aos poucos os conceitos vão sendo incorporados ao setor e conseguimos acabar com a visão de que esses itens encarecem muito o projeto", afirma Silvio Gava, diretor-executivo técnico e de sustentabilidade da Even.

Revistas Pini
Destaques da Loja Pini
Aplicativos