Maior usina solar do mundo é inaugurada nos Emirados Árabes Unidos | PiniWeb

Sustentabilidade

Maior usina solar do mundo é inaugurada nos Emirados Árabes Unidos

Instalada em área de 2,5 km², Shams 1 tem 258 mil espelhos refletores e potencial para abastecer 20 mil casas. Veja vídeo do projeto

Gustavo Jazra
20/Março/2013

Foi inaugurada nos Emirados Árabes Unidos, no último domingo (17), a maior usina solar em operação do mundo. Implantada numa área de 2,5 km² a Sudoeste da capital Abu Dhabi, a usina denominada Shams 1 tem potencial instalado de 100 megawatts (MW), o equivalente ao consumo médio de 20 mil casas. A joint venture Shams Power Company, formada pela empresa francesa Total, pela companhia espanhola de energias renováveis Abengoa Solar e pela companhia local Masdar, é responsável pela execução, operação e manutenção da usina.

Divulgação

Ao todo, 258 mil espelhos refletores foram distribuídos ao redor de 768 coletores parabólicos, estrutura que concentra o calor solar diretamente em tubos repletos de óleo. Com o aquecimento, o sistema da Shams 1, que incorpora tecnologia solar cilindroparabólica, produz vapor que ativa a turbina e gera eletricidade. O projeto conta com o apoio de um intensificador que contribui para a geração de calor para manter a eficiência do ciclo.

De acordo com o presidente da Abengoa Solar, Santiago Seage, o Oriente Médio possui quase metade do potencial de energias renováveis do mundo. "A abundância de energia solar oferece a oportunidade de integrar o uso de fontes de energia limpa e sustentáveis, que aumentam a segurança energética e ajudam a lutar contra as mudanças climáticas", disse Seage.

Com investimento de 500 milhões de euros (cerca de R$ 1,286 bilhão), as obras de implantação da usina duraram três anos.

Veja também

Construção Mercado :: Debates Técnicos :: ed 185 - Dezembro de 2016

Argamassa bombeada e projetada

Construção Mercado :: Construção :: ed 185 - Dezembro de 2016

Conheça o resultado da 22ª edição do Prêmio PINI e as novidades do ranking para 2017