Usina solar começa a ser instalada na cobertura do estádio do Mineirão | PiniWeb

Sustentabilidade

Usina solar começa a ser instalada na cobertura do estádio do Mineirão

Primeira fase, de impermeabilização, deve ser concluída até o final do mês. Operação comercial da usina, com capacidade de 1,4 MWp, está prevista para março de 2013

Gustavo Jazra
10/Dezembro/2012

Começou a ser instalada a usina fotovoltaica da cobertura do estádio do Mineirão (Governador Magalhães Pinto), localizado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Colocado sob a cobertura de concreto, o sistema terá capacidade de geração de 1,4 MWp, o suficiente para abastecer, em média, mil residências. Apenas aproximadamente 10% da energia gerada serão fornecidas à arena.

Teodoro de Jesus/Divulgação Governo de São Paulo

A preparação e a limpeza da superfície de concreto aconteceram na última semana. Já a fase de impermeabilização está em andamento e deve ser concluída até o final do mês.

A Usina Solar Mineirão está sendo implantada pela empresa portuguesa Martifer Solar, vencedora da licitação lançada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio da iniciativa Minas Solar 2014. A empresa também é responsável pela elaboração dos projetos executivos de estrutura e elétrica e aquisição dos componentes necessários à montagem da usina (módulos fotovoltaicos, inversores, transformadores, cabos, sistemas de supervisão e controle, sistema de proteção). Estão inclusos também montagens mecânicas e elétricas, conexão à rede, comissionamento, operação e manutenção por 24 meses.

A montagem da usina mecânica deve ser concluída em janeiro do próximo ano. Entretanto, a operação comercial só está prevista para março, após a realização da fase de comissionamento e testes. Vale lembrar que a arena sediará jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.

Após a montagem dos módulos fotovoltaicos no Mineirão, a Cemig dará início a outro processo licitatório, desta vez para implantação de uma usina fotovoltaica de 1,1 MWp no Mineirinho.

Revistas Pini
Destaques da Loja Pini
Aplicativos