Holcim vai triplicar produção de cimento em Barroso, Minas Gerais | PiniWeb

Tecnologia & Materiais

Holcim vai triplicar produção de cimento em Barroso, Minas Gerais

Empresa vai investir cerca de R$ 1,45 bilhão na ampliação de sua fábrica

Mauricio Lima
24/Agosto/2011
A Holcim Brasil irá expandir, a partir do início de 2012, sua fábrica em Barroso (MG). Com investimento de R$ 1,45 bilhão, a empresa pretende triplicar a produção de cimento na planta, chegando a 3,6 milhões de toneladas por ano. "A decisão de investir no Brasil tem o objetivo de atender ao forte crescimento do mercado interno, que deve manter esse ritmo pelos próximos quatro anos", afirma Otmar Huebscher, presidente da Holcim Brasil.
 
A empresa deve construir um novo forno de clínquer e nova moagem, que abrigará um moinho de cimento, a instalação de novos controles ambientais de última geração e de uma nova linha de produção, que será instalada ao lado da atual fábrica. Uma nova jazida de calcário será aberta para suprir a produção. A expectativa de início da operação é para julho de 2014.
 
A fábrica, inaugurada em 1995 pela Companhia de Cimento Portland Paraíso, foi adquirida pela Holcim em 1996. Lá são produzidos os cimentos CPll-E-32, CPlll-32-RS e CPlll-40-RS, que abastecem o mercado varejista e concreteiras de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.