Prédio de seis mil toneladas é arrastado por 60 metros na Suíça | PiniWeb

Tecnologia & Materiais

Prédio de seis mil toneladas é arrastado por 60 metros na Suíça

Engenheiros levaram um ano para separar a estrutura do prédio de sua fundação. Na movimentação, empresa utilizou duas prensas hidráulicas, 500 rolos e seis seções de linha férrea

Aline Rocha
21/Junho/2012

Um prédio de 6.200 mil toneladas foi arrastado por 60 metros em Zurique, na Suíça. Sede de uma antiga fábrica da cidade, o edifício sofria ameaças de demolição desde 2010, para que fossem construídas linhas ferroviárias no local.

Divulgação: Swiss Prime Site

A Swiss Prime Site, empresa imobiliária do país, adquiriu o imóvel e pagou U$ 12,7 milhões de dólares para que a operação fosse realizada.

Os engenheiros levaram um ano para separar a estrutura do prédio do terreno. As fundações originais, feitas com alvenarias de blocos rochosos, foram substituídas por um bloco de concreto. Para a movimentação, a empresa utilizou duas prensas hidráulicas, 500 rolos e seis seções de linha férrea.

Divulgação: Swiss Prime Site
Detalhe do tipo de prensa que foi utilizaa

A operação de transferência do prédio foi realizada no final de maio e foram necessários dois dias para conseguir mover os 60 metros. A área do edifício é de 2.300 m², com 80 metros de altura e 12 de comprimento.

Confira a animação da operação: