Margens do Rio Poty em Crateús-CE passam por obras de urbanização | PiniWeb

Urbanismo

Margens do Rio Poty em Crateús-CE passam por obras de urbanização

Via paisagística terá espaços de lazer. Projeto ainda inclui a criação de parque e centro cultural

Ana Paula Rocha
27/Julho/2010

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Crateús, no Ceará, iniciou as obras de urbanização das margens do Rio Poty para a criação do Parque das Cidades. O projeto prevê a implantação de uma via paisagística interligada às praças Antônio Arcelino, Gentil Cardoso e ao espaço da antiga Estação Ferroviária, que será utilizado como área de lazer.

Divulgação: Prefeitura Municipal de Crateús
Visão geral do projeto de urbanização

A obra será dividida em duas partes, segundo a prefeitura. A primeira prevê a criação de uma praça e uma passagem molhada na margem do rio, que ligará o bairro Cidade Nova ao centro da cidade. Hoje essa passagem é feita por meio de uma estreita ponte de 6 m de largura, por onde passam veículos e pedestres ao mesmo tempo. A fase inicial das obras ainda inclui a construção de uma quadra poliesportiva, pista de skate, praça de alimentação com quiosques, centro de artesanato, ciclovias, pista para cooper e calçadão.

Para a segunda etapa, que por enquanto está apenas no papel e depende de investimentos para a execução, estão previstas a construção de um centro cultural e a mudança do terminal de descarga de trem, acabando as manobras diárias que ocorrem naquela área e que acabam prejudicando o tráfego de veículos e pedestres.

Além de oferecer um espaço adequado para o lazer da população, o objetivo da obra do Parque das Cidades é proteger a área das invasões e das ocupações irregulares. A previsão é de que a primeira etapa de obras, orçada em R$ 1,4 milhão, seja concluída em sete meses.

Divulgação: Prefeitura Municipal de Crateús
Além de tratamento paisagístico, local ganhará equipamentos de lazer

Divulgação: Prefeitura Municipal de Crateús
Novo calçadão

Divulgação: Prefeitura Municipal de Crateús
Estacionamento

Divulgação: Prefeitura Municipal de Crateús
Quadras e lanchonetes